´Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia´ será lançado em Ilhéus, sexta
A Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e o Terreiro de Matamba Tombenci Neto promovem, nesta sexta, dia 14, o lançamento do filme IJÓ DUDU – MEMÓRIAS DA DANÇA NEGRA NA BAHIA. A exibição será às 19h no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, com a presença de José Carlos Arandiba “Zebrinha”, idealizador do filme e jurado do Dança dos Famosos, no Domingão com Huck, da Rede Globo.
O filme, gravado em Salvador, em março de 2022, é um documentário construído a partir da Memória Viva. Uma DENÚNCIA POÉTICA, contada através das vivências e saberes das Mestras e Mestres pioneiros e protagonistas da Dança Negra na Bahia.
Uma memória de corpos, mentes, ideias ousadas e corajosas de pelo menos duas gerações de mulheres e homens negros que fizeram de seus corpos as ferramentas principais para se afirmar na luta política, mas sobretudo se afirmar enquanto mulheres e homens, negras e negros. A Memória da Dança Negra na Bahia é também a memória da resistência negra na Bahia, memória da história da Bahia e memória da resiliência democrática da Bahia.
O documentário é idealizado e dirigido por José Carlos Arandiba “Zebrinha”. Produzido pela Modupé Produtora em Cooperação com a Fundação Pedro Calmon/Secult Ba.
Serviço
Onde: Terreiro de Matamba Tombenci Neto
Quando: Sexta, dia 14, às 19h
O quê: Exibição gratuita IJÓ DUDU – MEMÓRIAS DA DANÇA NEGRA NA BAHIA